Como todos sabem, o nosso querido e amado e-Sim inova entre os jogos de RPG pelo fato de integrar diretamente: Economia, Empreendedorismo, Política, Militarismo, Diplomacia, Estratégia e até Imprensa. Cabe aos países conseguirem domar todos esses aspectos e utilizarem-os ao seu favor no cenário geo-político internacional, no entanto, para um player comum, toda essa conjuntura pode soar como algo demasiadamente complexo; isso faz com que muitos acabem se precipitando e não conseguindo achar vias de crescimento no jogo, criticando aspectos e pessoas erradas, enquanto outros ficam disparados como os tops.
Esse artigo tem como objetivo explicar como funciona algumas dinâmicas básicas da economia, o suficiente para que você, player comum, possa entender o ambiente no qual está inserido.
Em uma sociedade capitalista (Ainda bem!) a lei que rege o mercado, consumo, ofertas de emprego, geração de riquezas para um país são, basicamente falando, a lei da oferta e da procura. Se você dormia nas aulas de sociologia e não sabe o que é essa lei, ela é simples: A oferta ilustra o quanto de produtos as empresas podem produzir e colocar no mercado, a procura ilustra o quanto de consumidores buscando esse mesmo produto estão dispostos a comprá-lo. A configuração dessa "balança" irá definir a face do mercado de determinado país,
Ao contrário do que muitos pensam, nenhum dos dois lados em excesso é bom, tudo precisa estar em equilíbrio. O gráfico colocado abaixo ilustra bem como os preços são colocados no mercado de acordo com essa mesma lei.
Imagine que em um país populoso existam 5 empresas de tickets querendo vender seus produtos para 300 habitantes, elas buscavam vender mais barato (Para que a maioria compre, obviamente) e também buscava produzir mais, para isso, ela precisaria de mais empregados. E como se consegue mais empregados? Colocando ofertas de emprego para que o trabalhador escolha o que tenha o salário mai alto! Então, essas 5 empresas não disputam apenas quem consegue vender mais colocando o preço mais barato, mas também disputam trabalhadores para aumentar a sua produtividade colocando salários mais altos.
Para a população geral, isso seria uma maravilha! Pois haveria mais empregos, com altos salários e preços baixos, aumentando o poder de consumo e, consequentemente, a sua evolução dentro do jogo (Aliás, esse é o embasamento principal dos defensores da teoria neo-liberal ao redor do mundo).
No entanto, com a redução de jogadores em um país, as empresas não mais tem como público consumidor 300 habitantes, mas apenas 100. Como a competição por mercado esfriou, poucas pessoas compram os produtos, restam somente 2 empresas, as outras 3 viram que não conseguiriam manter seus gastos. As empresas restantes também precisam segurar os seus gastos e achar alguma forma de arrumar mais dinheiro, o que elas fazem? Aumentam os preços! Não tendo mais a necessidade de produzir tanto, pois são poucos os que agora compram, elas resolvem demitir alguns funcionários, buscarem mão-de-obra em outros país e não disponibilizarem mais ofertas de emprego; para ainda tentar obter algum lucro, eles resolvem abaixar o salário dos funcionários, não é necessário mais haver uma disputa por empregados, pois a produtividade não precisa ser mais tão alta.
Essa situação pode ser comparada à do Irã, por exemplo.
Mas aonde entra o governo nisso? Iremos explicar! O governo também possui as suas despesas, mas, ao contrário dos donos de empresa, ele também arrecada verba através de impostos. Esses impostos serão utilizados para diversas atividades, como investimento em soldados para determinada guerra e etc, as arrecadações são feitas, principalmente, sobre os salários dos seus compatriotas.
Voltemos ao exemplo acima: Imagine que, quando aquelas cinco empresas estavam batalhando para conseguir mais funcionários com salários altos, o imposto de renda para todos era de 10%. Se a empresa oferecesse um salário de 30BRL, o funcionário receberia 27BRL, pois 3BRL seriam descontados automáticamente e enviados ao governo, se 50 players trabalhassem por esse salário, o governo receberia 150BRL. Mas depois de todo aquele processo já descrito, as empresas agora empregariam somente 20 players com um salário de 15BRL, o imposto de renda continuaria sendo de 10%, mas o governo só arrecadaria 1.5BRL de cada um, obtendo apenas 30BRL! Ao ver que o imposto atual não conseguiria cobrir as despesas, o governo resolve aumentar o imposto para 20%. Agora a Org obtém 60BRL, o que ainda é pouco, e os players recebem ainda menos dinheiro, tendo o salário diminuído para 12BRL.
Vamos imaginar que o preço do pão no período próspero estava à 0.50BRL, com o salário de27BRL, o player poderia comprar 54 pães! Mas agora, com o salário de 12BRL e com o preço do pão à 1.2BRL, ele só poderia comprar 10 pães!
Em resumo,todos acabam perdendo!
E é praticamente isso que está acontecendo em todos os países! Grande parte dos jogadores que estavam nesse server mudaram-se para o novo: Ethnica. Com isso, todo o efeito dominó descrito acabou atingindo a grande maioria dos países; no caso do Brasil, o governo conseguiu driblaressa situação de várias formas: Através das distse, pasmem, redução de impostos!
Para quem não sabe o que é uma dist, darei uma breve explicação: A Org de determinado país decide abrir empresas para a produção de supplies (Food, Gift e Weapon), mas para não precisar disputar maior salário com outras empresas, ela coloca o valor do salário à 1BRL. No entanto, aqueles que trabalharem naquela empresa receberão suplementos diários: Se 15 trabalhadores conseguem produzir, juntos, 2000 weapons Q1, cada um receberá 100 weapons, sobrando 500 weapons para a Org vender e, assim, ter uma renda através do comércio.
Esse é um modelo justo, pois, para os players, os custos dos suplementos valem muito mais do que os salários oferecidos e possibilitam-os de crescerem no jogo; para o país, é benéfico porque os funcionários deverão cumprir com ordens militares, lutando para o seu país ou aliados, além de garantirem uma boa produtividade e geração de lucros para a sua nação sem altos custos. Além disso, esse sistema faz com que o país não aumente os impostos pois a renda obtida comcomércio é regular, é auto-suficiente em supps e a necessidade de aumentar os investimentos militares através de dinheiro é praticamente nula.
A situação do Brasil está ainda melhor devido á isso: Apesar do país ter retraído populacionalmente, ainda há um bom mercado para as empresas disputarem; se no passado era necessário disputar o emprego de 50 funcionários em uma empresa de weapons com altos salários para produzir uma demanda para 300 habitantes, hoje eles podem empregar 15 funcionários para produzir uma demanda para 150 habitantes. No entanto, esses 150 habitantes também desejam comprar weapons á preços baixos, se cada um tiver uma renda de 15BRL, as empresas não colocarão os preços muito altos (Porque senão a população simplesmente pararia de comprar, e elas não lucrariam) abrindo uma disputa por preços menores, possibilitando que a população, mesmo com um salário menor, possa comprar bastante!
Exemplo: Se um jogador receber o salário à 30BRL e o preço das armas estão á 1BRL cada, ele poderá comprar 30 armas
Mas se um jogador receber o salário à 15BRL e o preço das armas estiverem à 0.40, ele poderá comprar 38 armas!
O governo brasileiro abaixou impostos ao máximo para que, mesmo na situação de retração populacional e salarial, fosse possível que o nível de consumo se mantesse através da segunda situação apresentada acima, é claro que nem tudo ficaria tão bom ou melhor que os tempos prósperos, mas é a melhor medida possível a ser adotada. Agora que você tem o conhecimento necessário para compreender a atual situação do país e tudo o que foi feito para melhorá-la, vamos buscar progredir e debater de forma racional e realista, pois os objetivos da nação estão muito bem estruturados, independentemente da situação do server!
Curtiu? Não esqueça de comentar e assinar o jornal para receber mais artigos de qualidade!
In E-Sim we have a huge, living world, which is a mirror copy of the Earth.
Well, maybe not completely mirrored, because the balance of power in this virtual world looks a bit
different than in real life. In E-Sim, USA does not have to be a world superpower, It can be
efficiently
managed as a much smaller country that has entrepreneurial citizens that support it's foundation.
Everything depends on the players themselves and how they decide to shape the political map of the
game.
Work for the good of your country and
see it rise to an empire.
Activities in this game are divided into several modules.
First is the economy as a citizen in a country of your choice you must work to earn money, which you
will get to spend for example, on food or purchase of weapons which are critical for your progress
as a fighter.
You will work in either private companies which are owned by players or government companies which
are owned by the state.
After progressing in the game you will finally get the opportunity to set up your
own business and hire other players. If it prospers, we can even change it into a joint-stock
company and enter the stock market and get even more money in this way.
In E-Sim, international wars are nothing out of the ordinary.
"E-Sim is one of the most unique browser games out there"
Become an influential politician.
The second module is a politics. Just like in real life politics
in E-Sim are an extremely powerful tool that can be used for your own purposes.
From time to time there are elections in the game in which you will not only vote, but also have the ability
to run for the head of the party you're in.
You can also apply for congress, where once elected you will be given the right to vote on laws
proposed by your fellow congress members or your president and propose laws yourself.
Voting on laws is important for your country as it can shape the lives of those around you.
You can also try to become the head of a given party, and even take part in presidential
elections and decide on the shape of the foreign policy of a given state
(for example, who to declare war on).
Career in politics is obviously not easy and in order to succeed in it, you have to have
a good plan and compete for the votes of voters.
You can go bankrupt or become a rich man while playing the stock market.
The international war.
The last and probably the most important module is military.
In E-Sim, countries are constantly fighting each other for control
over territories which in return grant them access to more valuable raw materials.
For this purpose, they form alliances, they fight international wars, but they also have
to deal with, for example, uprisings in conquered countries or civil wars, which may explode on
their territory.
You can also take part in these clashes, although you are also given the opportunity to lead a life
as a pacifist
who focuses on other activities in the game (for example, running a successful newspaper or selling
products).
At the auction you can sell or buy your dream inventory.
E-Sim is a unique browser game.
It's creators ensured realistic representation of the mechanisms present
in the real world and gave all power to the players who shape the image of the virtual Earth
according to their own.
So come and join them and help your country achieve its full potential.
Invest, produce and sell - be an entrepreneur in E-Sim.
Take part in numerous events for the E-Sim community.